João Pessoa destaca projeto Sereias da Penha para o mundo

O Nordeste brasileiro tem forte influência na moda nacional. Em grandes eventos como São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, o destaque da produção brasileira fica para coleções com elementos da cultura nordestina. A inspiração que sai da renda, da imagem do sertão e do litoral atinge criadores e artesãos como os integrantes do projeto Sereias da Penha, de João Pessoa, capital da Paraíba.

O projeto visa capacitar pessoas para trabalhar com artesanato através do manejo de escamas de peixe, couro, fio de cobre e conchas. O resultado são jóias, adornos e acessórios que mesclam cultura e arte e gera renda para os integrantes do grupo. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Destaque nacional e internacional

Em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, as Sereias da Penha já alcançaram destaque no São Paulo Fashion Week de 2015 com as peças da coleção Fúria das Sereias. Agora, na coleção “Brasilidade… Num mar de arte, as sereias aportam”, o trabalho mais recente das Sereias ocorre em parceria com o estilista amapaense Anderson Cambraiano no evento Extremo Fashion.

O couro de peixe tingido e curtido pelas artesãs está incorporado nas peças apresentadas no desfile do dia 26 de outubro. A intenção do trabalho é demonstrar sensualidade e riqueza de detalhes atrelados aos bordados e crochês, que são identidade característica das Sereias.

Para a alegria de todos os artesãos, o alcance dos trabalhos não ficam restritos apenas ao Brasil. Sereias da Penha também foi destaque na revista internacional de turismo Brazil Travel News, distribuída em todo o território dos Estados Unidos, principalmente na rede hoteleira do país. Junto do projeto, a Romaria Nossa Senhora da Penha também será apontada como importantes expressões da cultura local de João Pessoa.

 

Falkner Moreira
Produção de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário