Brasil e Emirados Árabes dispensam a apresentação de visto

Desde o fim de 2017 já é possível viajar aos Emirados Árabes sem necessidade de visto para finalidades de turismo e negócios por até 90 dias num período de 12 meses. A proposta foi aprovada pelo Senado Federal em dezembro de 2017 e isenta portadores de passaporte comum de ambos os países de apresentarem visto, proposta que também passou pelo Congresso Nacional por conta da arrecadação de taxas para emissão de vistos comuns.

A isenção para passaportes diplomáticos e especiais já estava em vigor desde março de 2017. O acordo, entretanto, não contempla viajantes que entram nos dois países para fins de trabalho ou estudo. Para essas modalidades, ainda é necessário que o viajante esteja munido das devidas certificações e documentos específicos a esta finalidade.

A proposta da isenção tem como propósito intensificar as relações entre os governos brasileiro e árabe, além de reverter em presença de turistas e abertura de negócios em ambos os países. Os Emirados Árabes miram na presença de brasileiros cada vez mais intensa em cidades como Dubai e Abu Dhabi, lugares exóticos que se mostram cada vez mais receptivos a turistas.

Os Emirados Árabes são uma das nações que mais importam produtos provenientes do Brasil no Oriente Médio. Entre os anos de 2000 e 2016, as transações comerciais atingiram um pico de 785%. Entre o que mais é importado pelos Emirados Árabes estão farelo de soja (88% das importações), açúcar (81%) e carne de frango (69%).

A presença dos Emirados Árabes nas rotas de cruzeiros também será ampliada a partir da iniciativa da MSC Cruzeiros de incluir um segundo navio no setor, o MSC Lirica, na intenção de expandir a oferta global. Em novembro de 2018, o transatlântico irá oferecer itinerários de 11 a 14 noites com saídas em Dubai e Abu Dhabi, além da passagem por outros países próximos como a Índia.

 

Falkner Moreira
Produção de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário