Medidas de comércio irão beneficiar parques temáticos em 2018

A Câmara do Comércio Exterior do Brasil aprovou, na primeira semana de dezembro, a isenção de impostos sobre importação de equipamentos para alguns dos maiores parques temáticos do País. A medida foi negociada pelo Ministério do Turismo junto ao Governo Federal e irá resultar num investimento direto de R$ 42,5 milhões.

A partir desta decisão, as empresas beneficiadas devem trazer seus equipamentos dentro de um período de 6 meses. Os empreendimentos agraciados com a abertura comercial são Beach Park, de Aquiraz no Ceará, Wet ‘n’ Wild, de Itupeva em São Paulo, Blue Park, em Foz do Iguaçu no Paraná, Unipraias Camboriú, em Santa Catarina, e Unipraias Gramado, no Rio Grande do Sul.

Para o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, essa decisão indica a confiança que o governo brasileiro tem nos parques temáticos e como eles podem alavancar a economia do País. O Ministro ainda defende incentivos ao aumento da competitividade entre empresas desse ramo:

“Queremos que o trade turístico* tenha mais condições de competir com o turismo internacional para que tenha mais turistas viajando,” afirma Beltrão.

A iniciativa integra o Plano Brasil + Turismo, um projeto lançado em abril de 2017 para alavancar o mercado de viagens em território nacional, promovendo melhorias nos negócios locais como forma de atrair investimento exterior para o setor. As ações foram elogiadas pelo presidente da Associação Internacional de Parques e Atrações Turísticas (IAAPA), Greg Hale, durante congresso realizado em Orlando, nos Estados Unidos, no mês de novembro.

Mais empregos

O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) realizou um estudo para avaliar o impacto dessa abertura comercial na economia brasileira. Os resultados demonstram que a redução da carga tributária pode resultar no investimento de até R$ 2 bilhões, e ainda pode incentivar a criação de 56 mil empregos nos 5 anos conseguintes.

 

* Trade Turístico: conjunto de equipamentos, organizações, empresas e iniciativas que atuam no nicho de Turismo e Eventos, como hospedagens, restaurantes, agências de turismo e transportadoras.

 

Falkner Moreira
Produção de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário